SINTEC AVALIA AÇÃO CONTRA A SANEPAR POR DISCRIMINAÇÃO AOS TÉCNICOS NAS DECISÕES DA DATA BASE.

O Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Paraná (SINTEC/PR) informou, por meio de um comunicado recente, sobre as negociações da data-base 2024/2026 com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Em reunião com a Diretoria Administrativa da empresa, foi comunicada a impossibilidade de alteração da proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), já aprovada pelas demais categorias de trabalhadores da Sanepar.

Apesar das dificuldades enfrentadas, a opção de um Dissídio Coletivo de Trabalho foi considerada inviável no momento. Esse procedimento exigiria a concordância tanto do sindicato quanto da empresa para ser levado à Justiça do Trabalho, o que foi rejeitado pela Sanepar.

Diante dessa situação, o Departamento Jurídico do SINTEC/PR está avaliando as alternativas legais para a proposição de uma Ação Civil Coletiva na Justiça do Trabalho contra a Sanepar. O objetivo é defender os direitos dos técnicos filiados ao SINTEC/PR, considerando que a empresa beneficia determinadas categorias de trabalhadores em detrimento de outras, o que fere o Princípio Constitucional da Isonomia nas relações de trabalho. Esse tratamento desigual causa prejuízos a algumas categorias de trabalhadores e discrimina os técnicos, prática proibida por lei.

O SINTEC/PR aguarda a conclusão dos estudos do Departamento Jurídico sobre a Ação Civil Coletiva. Assim que houver novidades, as medidas a serem tomadas serão divulgadas através das mídias sociais do sindicato.

Confira o comunicado oficial Sintec-PR aqui.