ACT COPEL 2019/2020 - Os sindicatos da Campanha Unificada relatam como ocorreu a reunião negocial. Confira!

Os sindicatos da Campanha Unificada relatam como ocorreu a reunião negocial sobre o ACT como segue:

1- A COPEL convocou oficialmente os sindicatos para reunião nos dias 31/10 e 01/11.

2- Durante a semana, ocorreu um vazamento de proposta aparentemente pela área gerencial da empresa

3- No início da reunião, dia 31/10, os sindicatos solicitaram à empresa explicações sobre o vazamento de proposta. A COPEL comunicou aos sindicatos que não reconhecia tal vazamento de proposta e que iria apurar os fatos.

4- A COPEL pediu a posição dos sindicatos para a continuidade das negociações. Os sindicatos informaram a COPEL que o resultado das assembleias deixou bem claro, ou seja, não aceitaríamos a retirada de nenhum direito e solicitamos a retomada da discussão da pauta dos trabalhadores que havia sido protocolada, colocando como fundamental o ganho real e a retomada do pagamento de abono nos moldes anteriores.

5- Neste momento a empresa apresentou um impasse, afirmando que não tinha autorização para discutir a pauta anterior e que estava preparada apenas para discutir melhorias na proposta de indenização, mantendo a retirada do terço adicional de férias e do abono salarial.

6- Diante deste impasse e da insistência das entidades sindicais, os prepostos da empresa solicitaram um tempo para levar a solicitação a Diretoria da empresa. A reunião foi encerrada ainda pela manhã, com retorno previsto para as 10h do dia seguinte.

7- No dia 01/11, as 11:25h foi retomada a negociação e a COPEL apresentou a seguinte proposta: Manutenção do terço de férias adicional, porém com a retirada deste benefício aos novos empregados; abono salarial igual ao de 2018, sem reajuste, em caráter de exceção para este ACT, já constando o fim do abono para o próximo ACT. A COPEL alegou que, para chegar a esta proposta, foi necessário a autorização, excepcionalmente para este acordo, da CCEE e do Governador; Todas as entidades sindicais demonstraram indignação com a proposta.

8- Novamente os sindicatos se posicionaram contrários pois a proposta ainda trazia retirada de direitos (mesmo para os novos), não contemplava ganho real e que o valor do abono deveria ser como foi solicitado na pauta ( 1 salário + R$ 6000,00 fixos) e exaustivamente solicitamos os ajustes na proposta da empresa; A reunião foi novamente paralisada para a análise da empresa.

9- Após nova retomada e novas discussões, a COPEL apresentou a proposta, alegando que chegou ao limite negocial autorizado pelo CCEE e governador. Manutenção do terço adicional, sem retirar para os novos e a correção pelo INPC dos valores no abono salarial. Mesmo com a insistência dos sindicatos solicitando ganho real, a empresa se mostrou irredutível.

10- As entidades sindicais informam que, mesmo sabendo das repercussões e que a proposta não contempla a expectativa da categoria, trabalhou duramente para que não houvesse retirada de direitos e que a proposta contemplasse ganho real e melhorias no abono.

11- O recuo da empresa e a manutenção dos nossos benefícios demostram a força dos trabalhadores e dos sindicatos mesmo diante de um cenário propício a perdas nos acordos coletivos.

12- Como houve mudanças na proposta inicial da COPEL para a renovação do Acordo Coletivo, legalmente os sindicatos precisam submeter a proposta para a decisão da categoria.

13- Como a COPEL afirmou que chegou ao limite negocial e no caso de nova recusa da proposta, novos encaminhamentos serão tomados: paralisação por 24h, mediação ou dissídio coletivo.

14- Este é um breve relato dos acontecimentos e informamos que estaremos explicando e conversando com todos que desejarem e continuamos ao lado dos trabalhadores, mesmo diante de todas as dificuldades apresentadas. Lembramos que o processo ainda necessita de encaminhamentos e que a participação da categoria continua sendo fundamental para os encaminhamentos futuros.

15- Será necessário levarmos o Acordo da PLR 2019 para votação juntamente com o ACT , para garantir o pagamento ano que vem. Caso contrário, corremos o risco de não ter pagamento da PLR em 2020. A votação será independente, porém nas mesmas assembleias .

Aguardem novas orientações sobre as assembleias e os encaminhamentos. As minutas do ACT e da PLR serão disponibilizadas assim que a Copel enviar aos sindicatos.