CATÁLOGO NACIONAL DE CURSOS TÉCNICOS orienta profissionais e sociedade.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) é uma publicação de Ministérios da Educação criado como instrumento para disciplinar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, para orientar as instituições, estudantes e a sociedade em geral. Juntamente com as resoluções do CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais, ele é fonte importante para esclarecer dúvidas sobre as atribuições de cada modalidade técnica.

Instituído pelo Ministério da Educação pela Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, O CNCT, é atualizado periodicamente para contemplar novas demandas socioeducacionais, sendo que já está em sua 3ª edição.

O documento apresenta 227 cursos, agrupados em 13 (treze) eixos tecnológicos, com a seguinte descrição por curso: cargas horárias mínimas; perfil profissional de conclusão; infraestrutura mínima requerida; campo de atuação; ocupações associadas à Classificação Brasileira de ocupações (CBO); normas associadas ao exercício profissional e, possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional, de formação continuada em cursos de especialização e de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo.

Buscar as informações do CNCT pode ser de grande ajuda para quem está escolhendo sua formação técnica ou avaliando o currículo de um profissional.

Conheça aqui a edição mais recente do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos