REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL DOS TÉCNICOS COMPLETA 35 ANOS.

No dia 6 de fevereiro de 2020, a FENTEC – Federação Nacional dos Técnicos Industriai e os SINTECs – Sindicatos dos Técnicos Industriais comemoram o 35º aniversário da regulamentação profissional da categoria

No final da década de 60, um grupo de técnicos industriais de São Paulo apoiado por escolas técnicas deu início a um movimento que reivindicava a regulamentação da profissão e a criação de seu próprio Conselho. O grupo ganhava força disseminando um ideal de impacto e benefício para as futuras gerações de técnicos, que poderiam exercer a profissão com a dignidade merecida.

Em 17 de abril de 1980, movimento conseguiu uma audiência com o Presidente da República João Baptista de Oliveira Figueiredo. Um trabalho que se estendeu ainda por diversos anos até sua primeira grande conquista: em 6 de fevereiro de 1985, o presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo assinou o Decreto nº 90.922/1985 regulamentando a Lei nº 5.524/1968.

E este decreto que define legalmente os contornos do exercício profissional do técnico industrial, fixando os requisitos para que esse exercício se faça, e reconhecendo os profissionais técnicos de fato e de direito.

Para Gerson Luiz Faedo , presidente do Sintec-PR, a lembrança destas datas é uma das formas de manter viva a história da categoria e suas lutas, repassando para as atuais gerações a importância da organização profissional na busca de novas conquistas.